[JOVENS NO COMANDO DO BRASIL] ESTAMOS CHEGANDO LÁ!
Jovens com menos de 30 anos assumem cargos de comando no governo atual
CLIPPING
Secretário do MJ diz que precisa quebrar o primeiro impacto de desconfiança
Há menos de um mês o ministro José Antônio Dias Toffoli tomou posse no STF (Supremo Tribunal Federal) e entre as muitas polêmicas que acompanharam a sua estava a idade. Toffoli tem 41 anos, é o ministro mais novo do STF das últimas duas décadas e, por isso, pode ficar na mais importante Corte do país por mais 30 anos. Os ministros são obrigados a se aposentar só aos 70 anos.
Mas Toffoli é só mais um dos jovens que tem ocupado cargos de destaque no atual governo. Exemplos vão desde ministro de Estado até secretários em áreas importantes da Casa Civil, do Ministério da Justiça e de outras áreas do governo.
Com 29 anos, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, já assumiu o ministério interinamente e pode ser o primeiro brasileiro com menos de 30 anos a ocupar um cargo importante em um organismo internacional.
Abramovay é o indicado do Palácio do Planalto para a direção executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Viena, na Áustria.
Formado em direito pela Universidade de São Paulo, Abramovay assumiu a secretaria do Ministério da Justiça em 2007, com apenas 26 anos. Mas o cargo não foi nenhuma surpresa para ele que antes de chegar lá já havia trabalhado em 2003 como assessor do gabinete de Marta Suplicy, na Prefeitura de São Paulo, e como assessor jurídico da liderança do governo no Senado, no mesmo ano. Em 2004, virou assessor especial do ex-ministro da Justiça Márcio Tomaz Bastos. Apesar do rosto que não desmente a idade Abramovay disse que lida facilmente com os entraves da pouca idade.
- Tem um primeiro impacto de desconfiança natural, mas é algo que se dissolve logo no primeiro minuto de conversa. Já encontrei uma ou duas pessoas que chegam e dizem: 'Eu vim falar com o secretário' e eu tenho que reforçar que o secretário sou eu.
Colega de Abramovay no Ministério da Justiça, a Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE), Ana Paula Martinez, também está no cargo desde 2007, quando ainda tinha 26 anos. Ana Paula é mais uma entre os jovens técnicos que têm se destacado dentro do governo. Formada em Direito na USP e com mestrado na mesma universidade e na escola de Direito de Harvard, Ana Paula passou pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
As secretarias e conselhos do Ministério da Justiça puxam a fila dos jovens em ascensão. Com apenas 32 anos Arthur Badin tomou posse, em 2008, como presidente do Cade. O órgão é responsável pela decisão final sobre a matéria concorrencial e combate a abusos de poder econômico. Entre outras funções, o conselho é o responsável por analisar as fusões de empresas e a compra e venda delas.
…………………………………………………………………..
Casa Civil vira gabinete dos nascidos no fim dos anos 70
Subchefe de assuntos jurídicos tem 32 anos e comanda equipe de advogados da sua idade
Na Casa Civil, não é só a idade do subchefe de assuntos jurídicos, Beto Vasconcelos, que chama a atenção. Ele comanda um gabinete inteiro formado por advogados de 30 e poucos anos. A intenção era montar uma equipe de advogados atualizada e foi entre os jovens da sua idade que parece que Vasconcelos encontrou o que procurava. O subchefe de Assuntos Jurídicos está no cargo que era de Toffoli antes do atual ministro do STF ser chamado para a Advocacia-Geral da União.
A equipe comandada por Vasconcelos, que tem hoje 32 anos, é responsável pelos pareceres de atos, decretos e projetos que chegam ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sempre presente em mesas de reuniões importantes, a equipe já se acostumou com a estranheza inicial que a pouca idade causa, mas nada que um primeiro contato não resolva, garante um dos advogados que integram a subchefia de assuntos jurídicos, Marivaldo de Castro Pereira, de apenas 30 anos.
- O que conta neste tipo de posição é a postura e a qualificação do responsável.
Para o vice-presidente da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), Ulisses Maranhão, os jovens ganharam espaço em cargos importantes nos últimos anos, mas o quadro atual está longe do ideal, principalmente na política, que é naturalmente um ambiente mais fechado. Para Maranhão, faltam em órgãos públicos mais promoções por mérito. Segundo ele, a pouca idade não é sinal de pouca experiência, já que hoje a experiência tem começado mais cedo.
- Talvez a idade pese um pouco em cargos que exijam mais diplomacia. A juventude tem arroubos de vontade e às vezes falta paciência, mas não é nada que interfira no trabalho em cargos mais técnicos. Em geral, é mais fácil achar ousadia em jovens.
Não é só a área técnica do governo que tem se destacado pela presença de jovens, Lula tem dois ministros que assumiram o cargo antes de completar 40 anos. Os ministérios costumam ser ocupados por indicados que rondam a casa dos 50 ou 60 anos. Em setembro deste ano, Alexandre Padilha assumiu o ministério das Relações Institucionais no lugar de José Múcio Monteiro. Nascido em 1971, com 38 anos, ele ganhou o título de ministro mais jovem do governo.
O segundo colocado na disputa é o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que também nasceu em 1971, mas é 110 dias mais velho que Padilha.
Mais velho agora, mas mais jovem ao assumir a pasta de Esportes. Silva tinha apenas 35 anos quando assumiu o cargo no lugar de Agnelo Queiroz. Antes, tinha exercido os cargos de secretário nacional de Esporte, secretário nacional de Esporte Educacional e secretário-executivo do Ministério do Esporte.
FONTE: R7
COMENTÁRIOS DO BLOG:
Parabéns! Saúdo a nossa geração!
Estamos conseguindo mostrar todo o potencial e contribuir com a sociedade brasileira.
Aos poucos, estamos vencendo a desconfiança e os pensamentos retrógrados, assumindo postos na administração pública em prol da coletividade.
Infelizmente, Nova Friburgo ainda caminha a margem deste processo. Não é preciso tecer comentários aos atuais governantes locais.
Temos dois caminhos a seguir: Sair de Friburgo e buscar nosso espaço ao sol, como muitos já fizeram ou ficar aqui e resistir bravamente ao império proselitista e retrógrado da geração dos “Barões de Nova Friburgo”.
Um Feliz Natal a todos e esperança por dias melhores na terra de Morro Queimado!!!!
UM ANO DOURADO 2010!!!