PROJETO: LEITURA DE LIVROS NOS CORREDORES DO FÓRUM DA COMARCA DE RIO DAS OSTRAS
APRESENTAÇÃO/DESCRIÇÃO
O presente projeto intitulado “Leitura de livros nos corredores do Fórum da Comarca de Rio das Ostras” seria criado no intuito de promover acesso à cultura nos corredores do Fórum no momento de espera das audiências realizadas, proporcionando aos jurisdicionados uma forma de humanizar o ambiente judiciário devido às tensões dos conflitos entre as partes litigantes.
JUSTIFICATIVA
Assevera a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 215 que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
É de sabença que o mundo do Direito necessita uma coragem ímpar tendo em vista que a atividade forense traz aos jurisdicionados, advogados, magistrados, promotores, defensores públicos e procuradores, percalços, conflitos, dissabores e derrotas acerca das ações judiciais, acarretando desgaste físico e mental, prejudicial à saúde.
Todavia, a máquina judiciária engessada por óbices burocráticos é fonte de inúmeras reclamações por parte dos operadores do Direito e dos cidadãos, demandando ações de melhoria nos serviços prestados, desenvolvidos pelo Eg. Conselho Nacional de Justiça, fato este, público e notório.
OBJETIVOS
. Acesso à cultura
. Proporcionar o conhecimento das obras literárias
. Incentivar a leitura de livros no momento de espera das audiências e atendimento nas serventias
. Humanizar o Poder Judiciário
. Diminuir as tensões das lides
Os livros serão doados pela comunidade, operadores do direito e Poder Judiciário para viabilização do projeto.
Os livros ficarão distribuídos em pequenas estantes nos corredores do Fórum, devidamente catalogados e serão colocados de volta no lugar no começo das audiências ou quando o cidadão for atendido na serventia judicial.
PÚBLICO ALVO
. Jurisdicionados
. Operadores do Direito