PRE/SE processa prefeito de Umbaúba e deputado por abuso de poder político

CLIPPING

A Procuradoria da Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) representou contra o prefeito de Umbaúba, Anderson Farias (PT), e o deputado estadual eleito Francisco Gualberto (PT) por abuso de poder político. O prefeito é acusado de realizar reuniões com servidores do município para exigir que votassem em seus candidatos. Francisco Gualberto participou das três reuniões.

Diversos ex-funcionários contratados e comissionados do município testemunharam terem participado de três reuniões realizadas por Anderson Farias, com a presença de Francisco Gualberto. Nestas, ele exigia que seus subordinados “vestissem a camisa” e quem assim não o fizesse “estava fora de seu governo”. Vários desses funcionários foram realmente demitidos logo após as eleições deste ano.

As reuniões aconteceram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umbaúba e no Hotel Califórnia, de propriedade de um parente do prefeito. Os funcionários informaram à PRE/SE que Farias costumava exaltar seus feitos à frente da prefeitura e afirmar que muito mais seria feito caso Gualberto se elegesse a deputado estadual.

O então candidato, por sua vez, pedia voto para si e, em nenhuma ocasião, se manifestou sobre o abuso de poder cometido pelo prefeito contra os funcionários contratados e comissionados. O procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello ressalta na ação que Gualberto mesmo percebendo a conduta do prefeito desde o primeiro evento continuou a comparecer às reuniões, aceitando o abuso.

Caso sejam condenados, ambos podem ficar inelegíveis por oito anos. Além disso, Francisco Gualberto poderá ter o seu mandato cassado.

FONTE: PGR-MPF